Blog do Passeio
Placa de bronze a Mestre Valentim

blogdopasseio-20231024-placa-de-bronze-a-mestre-valentim.asp


Você sabia que o autor original do Passeio Público, o escultor Mestre Valentim, foi enterrado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro, da qual era membro?

Nascido na freguesia de Santo Antônio do Arraial do Gouveia, limite da Comarca do Serro do Frio de Minas, Valentim da Fonseca e Silva faleceu no Rio de Janeiro, cidade em que morava havia mais de 40 anos, no dia 1º de março de 1813. O artista morreu em sua casa, na hoje desaparecida Rua do Sabão, onde também funcionava sua oficina. Apesar de seu prestígio, Valentim morreu pobre e quase nada foi encontrado em sua casa.

100 anos depois, em 1º de março de 1913, foi inaugurado, no Passeio Público, o busto em homenagem a Valentim. Terminada a cerimônia no Passeio, os presentes dirigiram-se para a Igreja do Rosário, para a inauguração da placa em bronze em tributo ao artista. A placa pode ser vista no interior da Igreja até os dias de hoje. Na peça vê-se a efígie do Mestre. Embaixo da mesma se encontra o ossário onde repousam os restos mortais do escultor.   

Viva o grande Mestre Valentim!

Mestre Valentim